06/09/2012



Boa Tarde

Vamos falar um pouco mais a arte de decorar?

O assunto hoje é: TAPETES.

Muitas gente ama tapetes, pois alem de ser uma forma rápida e econômica de renovar a casa, os tapetes também servem para aquecer no inverno e até “parar a sujeira que entra em casa”.
Mas como nem tudo é perfeito, é necessário se  atentar a alguns pontos na hora de sair por aí comprando:

- Investimento:

Tapetes estão naquele departamento em que os preços são super acessíveis, o quer dizer que você encontrara tapetes super baratinhos e super carinhos.
Portanto, a primeira coisa a fazer é saber o quanto ( R$) você está disposta a gasta.
Pergunte-se: Esse tapete que pretendo comprar será usado por quanto tempo? Tendo a querer renovar meu tapete daqui a quanto tempo? Quantos tapetes comprarei e para qual uso? Quanto POSSO disponibilizar para a comprar o tapete?
Com isso em mente fica bem mais fácil comprar um belo tapete que com certeza atenderá a sua necessidade e que não se tornará um pesadelo na hora de pagar.


- Tamanho

Outra coisa muito importante é o tamanho do tapete. Um dica legal é você medir o local onde ficará seu tapete e pedir a vendedora para lhe mostrar somente tapetes que se adequem aquela medida.
Alguns lembretes na hora de medir são: deixar algum espaço livre entre o tapete e a parede para facilitar, por exemplo, a abertura de portas ou de armários.


Se o tapete ficar por debaixo da mesa da sala de jantar, tenha em consideração que vai ter de deixar algum espaço extra para que as cadeiras assentem confortavelmente sobre o tapete, mesmo quando estiverem a ser utilizadas.
O mesmo serve para o sofá.
Lembre-se: Tapetes mal colocados e de tamanhos errados podem levar acidentes, caso alguém tropece neles.

- Cores e Padrões

Assim como o restante da decoração da sua casa, o tapete também segue uma linha de raciocínio. Ele deve combinar com o ambiente em que será colocado. O mesmo  serve para o padrão dos desenhos no tapete.
Por exemplo, digamos que o ambiente onde o tapete ficará já possui padrões fortes, com cores fortes. O aconselhável neste caso é que o tapete seja mais discreto, ou em cores claras. O oposto também deverá ser levado em consideração.
Agora digamos que o tapete ficará num corredor, ou em uma porta. Devido estes serem ambientes de muita sujidade, é interessante adquirir um tapete creme, castanho, ou com desenhos nestas cores, pois ele irá disfarçar a sujeira.

- Textura

O tapete é uma excelente ferramenta para quem quer adicionar textura a sua decoração. Existem os com cerdas curtas, grossas, finas e longas.
Tem ainda os crespos, os macios, os mais durinhos e etc.
Mas temos que tomar algumas precauções: nem toda textura serve para todo ambiente. Tapetes muito volumosos por exemplo, são um perigo para serem colocados em ambientes onde passam muita gente, em especial crianças. 






- Chamando a Atenção

Ao comprar um tapete, pense no que você pretende com ele. Ele será o foco do local do ambiente? Se sim, você poderá optar por tapetes bem arrojados e de cores que sobressaltem ao restante da decoração.
Caso a resposta seja não, o tapete deve dar continuidade ao designer do ambiente, não chamando muita atenção.


- Mais de um tapete, pode?

Pode sim, com certeza!!! Mas tome cuidado. Usar mais de um tapete pede um ambiente grande. Não fica bonito um ambiente pequeno cheio de tapetes jogados aqui e ali.
Se este é o seu caso, vale muito mais comprar um tapete médio – grande, do que encher o ambiente de pequenos tapetes, parecendo um mosaico.
Agora se o seu ambiente é grande, poderá colocar mais de um tapete sim, mas sempre usando de bom senso.
Os tapetes devem combinar entre si, e com o restante da decoração.
Eles podem ter cores e formas variadas.


- Cuidados Adicionais

Tapetes são lindos, funcionais, e aquecem o ambiente. Mas não podemos nos esquecer que eles dispensam cuidados, para manterem-se sempre bonitos.

Limpeza: tapetes querendo ou não são uma fonte extra de sujeita. Por isso precisam estar sempre bem limpos e asseados. Pode-se criar uma programação para a limpeza dos tapetes.

Animais: Se você tem animais de estimação sabe que eles amam um tapete. Mas não existe nada mais feio do que chegar numa casa e notar que o tapete lindo está cheio de pelos de gato / cachorro. Cuide para que isso não aconteça.

Alergia: Apesar de já existirem no mercado tapetes antialérgicos esse é um ponto que merece consideração extra. Quem sofre desse mal pode sim ter tapete em casa, mas este precisa ser constantemente aspirado e colocado no sol.
Existe uma resalva para o quarto de crianças pequenas e bebes: é aconselhável que os pais NÃO utilizem tapetes nos quartos. É que as crianças pequenas ainda não possuem o sistema imunológico maduro o que pode desencadear alergia.

Bem pessoal espero que tenham gostado.
Muitos bjoss a todos e um excelente feriado!!!!!!

\\mel//

Um comentário:

Monique disse...

Queria ter tapete no meu quarto, mas o espaço é pequeno demais e ia viver super sujo e cheio de cabelos. -_- Mas eua cho que faz tanta falta....
Gostei demais daquele tapete com recortes na parte dos tapetes que chamam atenção. Lindoooo!
Sabe, acho que já sei quem consultar quando for decorar minha casa - você! ;D Suas dicas foram ótimas! Amei este post e aprendi bastante coisas! Yay!